A aparência desta cerveja excecional é apenas igualada pelo seu sabor! Para fazer a Maçã Lindemans, o sumo de diferentes maçãs é adicionado à Lambic, conferindo-lhe um aroma frutado delicado e uma bela cor dourada. Lambic com pelo menos um ano de idade em que pelo menos 30% do filtrado de maçã é macerado.
A história da Lindemans começou em 1822 quando a cervejaria foi fundada em uma pequena fazenda em Vlezenbeek, uma pequena cidade nos arredores de Bruxelas, a única área onde realmente podem ser produzidas lambics, um estilo que utiliza trigo cru e leveduras selvagens, dotando-as com um aroma e sabor muito especial que os aproxima de uma cidra ou de um espumante branco. Em 1930, devido ao crescente sucesso da cervejaria, a atividade agrícola parou definitivamente para se concentrar na produção de Kriek e Gueuze, as únicas disponíveis até então. Seguiram-se o Faro (1978), o Framboise (1980), o Cassis (1986), o Pecheresse (1987) e finalmente o Apple (2005). A cervejaria, até hoje, continua a ser uma empresa familiar. Sob a direção de seis gerações, a cervejaria tornou-se uma das principais produtoras de lambic não só da região, mas de todo o mundo.
Vista frutada e super refrescante: possui uma cor dourada clara com uma espuma branca de média persistência. Olfato: aromas limpos intensos de maçã verde com notas de frutas cítricas. Sabor: Na boca é macio, doce sem intensificar tanto o sabor da maçã, equilibrando positivamente um final ácido típico das lambics. Sensação: corpo leve e fácil de beber .
Como sugestão de consumo, recomendamos acompanhá-lo com saladas e também com waffles belgas ou crepes com sorvete e pêssego.
NOTAS DE PROVA
_________________________________________________________________
|
COR [EBC]
|
 |
|
ESPUMA
|
Espuma de média persistência
|
|
AROMA E SABOR
|
Aromas limpos intensos de maçã verde com notas de frutas cítricas. Sabor: Na boca é macia, doce sem intensificar tanto o sabor da maçã, equilibrando positivamente um final ácido típico das lambics.
|
|
COPO RECOMENDADO
|
|
ESTILOS DE CERVEJAS
_________________________________________________________________
FRUIT BEER/ LAMBIC:
A maioria dos especialistas classifica as cervejas do tipo Lambic como uma terceira categoria, em separado das Lager e Ale, por causa do seu tipo de fermentação, que é espontânea.
São feitas de trigo, porém não são adicionadas leveduras no mosto, ficando a fermentação a cargo dos agentes naturais, os quais são encontrados somente numa pequena área ao redor de Bruxelas. Daí a dificuldade em encontrá-las, bem como o seu preço elevado.
Trata-se de um tipo muito peculiar de cerveja, dotada de uma gama extremamente numerosa de aromas, os quais vão do frutado (como framboesa, cereja ou banana) ao extremamente cítrico (como vinho branco ou vinagre).
É o tipo mais antigo de cerveja feito no mundo, fato que, por si só, exige que você as experimente. Seus sub-tipos são:
LAMBIC FRUIT No processo de fabrico, após a fermentação espontânea ter começado são adicionadas frutas inteiras, como pêssegos, framboesas e cerejas. A fermentação propriamente dita é realizada pelos micro-organismos presentes dentro da fábrica. Algumas lendas dão conta que as caves onde são produzidas as Lambic jamais são limpas, a fim de manter o equilíbrio original dos bolores essenciais ao caráter da cerveja que se quer produzir. Após este processo, a cerveja permanece por cerca de três anos maturando em barris de carvalho. Trata-se de uma cerveja cujo teor alcoólico é relativamente baixo (não ultrapassa os 6%), bem como a carbonatação, o que faz com que o creme, quando há, não seja denso. As Lambic tradicionais, muito mais ácidas, levam a denominação “Oud” (velha) a fim de diferenciá-las das jovens e comerciais, mais doces e balanceadas.
No sub-tipo Lambic-Fruit estão as conhecidas Kriek (de cereja ácida) e as Framboise (de framboesa).
